Psicólogos do Rio Grande do Sul oferecem atendimento voluntário para vítimas das enchentes
Psicólogos do Rio Grande do Sul oferecem atendimento voluntário para vítimas das enchentes do estado. Em meio a uma das maiores tragédias climáticas já vividas pelos gaúchos, é importante ressaltar que as fortes chuvas não trazem apenas impactos materiais, elas podem levar causar problemas na saúde mental da população.
Para atender grande demanda a Secretaria Estadual da Saúde está cadastrando profissionais da área, como por exemplo, médicos e psicólogos, para compor um banco de voluntários que poderão auxiliar os municípios afetados.
A psicóloga Marina Land Gomes falou sobre o trabalho feito na cidade:
“As pessoas têm relatado um sentimento de muita tristeza, de ter perdido entes queridos e suas conquistas, carros, casas e todas as coisas que tinham. E essa tristeza acontece tanto pela perda material, mas também pelo emocional abalado. Ouço um choro muito profundo”, afirmou a voluntária.
Além disso, a psicóloga de 24 anos, completou: “Essa dor não passa do dia para a noite. A gente não pode buscar um método para se livrar da dor, é preciso lidar com ela e o tempo é o melhor remédio nesses casos”.
Foto: Reprodução