Corpo do ator Paulo César Pereio será enterrado nessa terça-feira (14) em Botafogo

O corpo do ator Paulo Cesar Pereio será velado nesta terça-feira (14), das 10h às 15h, na Estação Net Rio, na Rua Voluntários da Pátria em Botafogo. O enterro será realizado no Cemitério São João Batista, também em Botafogo. Pereio morreu na tarde deste domingo (12) aos 83 anos após tratamento de uma doença hepática avançada.

O artista chegou ao Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, na madrugada de domingo. Segundo a direção da unidade, Paulo César chegou em estado grave e apesar de todo o suporte, ele não resistiu.

O ator foi eleito duas vezes melhor ator e era muito usado para publicidade por ter voz grave. Durante sua carreira o ator acumulou trabalhos marcantes na TV, no teatro e no cinema, onde trabalhou com grandes cineastas brasileiros como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, entre outros. Entre as novelas, Pereio atuou em “Partido Alto”, “Roque Santeiro”, “Mandala”, o “Salvador da Pátria”, “A Viagem” e “Duas Caras”. Paulo César foi casado com a atriz Cissa Guimarães durante 15 anos, entre 1975 e 1990 e juntos tiveram 2 filhos.

Desde a pandemia de 2020, Pereio vivia no Retiro dos Artistas, no Pechincha, Zona Oeste do Rio. Cissa já havia visitado o ex-marido em algumas ocasiões.

Visto como rebelde, o ator e diretor foi um defensor da liberdade de expressão e da crítica social. Marcado em filmes de pornochanchada, o ator também foi um dos principais representantes do Cinema Novo, um movimento cinematográfico brasileiro que surgiu nos anos 1960 e que buscou criar um cinema mais realista e crítico em relação à sociedade brasileira.

O ator nasceu na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. O sobrenome “Pereio” vem de um apelido de infância por causa da forma de andar.

Por:Carolina Cordeiro

Imagem: Reprodução Internet