Terçol: tratamento é simples e pode ser feito com medicamento e compressa de gaze

O terçol é uma infecção bacteriana comum que se desenvolve nas pálpebras. Ela acomete homens, mulheres, crianças e idosos, mas é mais frequente entre adultos devido à maior viscosidade das secreções produzidas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas, e também em pessoas com diabetes, rosácea, dermatite e blefarite.

Ela pode se desenvolver devido a uma infecção das glândulas Zeiss e Moll, glândulas da parte anterior da pálpebra, ou através da infecção da glândula de meibômio —que leva à formação de calázio, um nódulo pequeno e indolor. Já a manifestação do terçol se caracteriza pela formação de uma bolinha avermelhada (abscesso), dolorosa, inchada, com aparência de uma espinha que pode se romper e gerar pus.

O tratamento contra o terçol é simples e pode ser feito de algumas maneiras:

  • Higiene local: indica-se a limpeza das pálpebras e cílios com a diluição de xampu infantil, pela manhã e à noite. Há também a alternativa de usar soluções apropriadas (compradas em farmácia) para a higienização dessas áreas. Deve-se massagear delicadamente a região e retirar todo o tecido gorduroso acumulado nas pálpebras e cílios.
  • Compressas de gaze (mornas a quentes): eles devem ser posicionadas sobre o terçol até aquecer a região. A ideia é dilatar os orifícios e amolecer a secreção para facilitar sua drenagem.
  • Medicamentos: usar pomadas ou colírios oftalmológicos específicos que contenham antibiótico e/ou corticoide. Antes da ingestão ou aplicação de qualquer medicamento, deve-se consultar um dermatologista de confiança.

Por: Ágatha Araújo

Foto: divulgação/Hospital dos Olhos