Irmão de presidente do Peru é preso por suspeita corrupção

Nesta sexta-feira (10), a polícia peruana prendeu o irmão da presidente do Peru, Dina Boluarte. Ele é foi preso por supostas ligações com um esquema de corrupção, anunciou o Ministério Público. Segundo as investigações, Nicanor Boluarte Zegarra seria o líder de uma organização criminosa com influência na nomeação de prefeitos e vice-prefeitos em troca de subornos. Além do irmão, o advogado da presidente tambem foi preso por participar do esquema.

Segundo o MP peruano, Nicanor foi preso em seu apartamento, no leste de Lima por volta das 8h40 (10h 40 em Brasília). O mandado de prisão emitido pelo Primeiro Tribunal Nacional de Investigação Preparatória abrange um total de oito pessoas, sendo uma delas o advogado da presidente, Mateo Castañeda. De acordo com o Ministério Público, o irmão da presidente é acusado de comandar uma rede que designava prefeitos e vice-prefeitos em troca de “benefícios econômicos”.

O secretário-geral do partido, Alberto Moreno, disse à Rádio Programas del Perú, que o irmão da presidente peruana não faz parte da estrutura legal ou orgânica do grupo.

Nicanor Boluarte não pertence ao partido, não faz parte de sua estrutura. Ele não tem vínculos orgânicos ou legais, isso já foi esclarecido e demonstrado. É um pouco preocupante o que está acontecendo”, disse Moreno.

 

Por Daniela Martins

Foto:   Juan Carlos