Temporais no Rio Grande do Sul: número de mortes aumenta para 113

Os devastadores temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril continuam a deixar um rastro de destruição. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta manhã de sexta-feira, o número de mortos confirmados subiu para 113, com uma morte ainda sob investigação. O estado também reporta 756 feridos e 146 desaparecidos.

Atualmente, 406,7 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido à severidade das condições. Deste total, 69.617 estão em abrigos temporários enquanto outras 337.116 encontraram refúgio nas residências de amigos e familiares. A situação afeta 435 dos 497 municípios do estado, impactando aproximadamente 1,9 milhão de pessoas.

Impacto Extensivo e Medidas de Apoio

O governo estadual divulgou uma tabela detalhando o número de mortos e desaparecidos por município, evidenciando a ampla extensão do desastre. A emergência mobilizou uma vasta operação de resposta que inclui acomodação em abrigos, além de suporte logístico e médico para os atingidos.

 

Alerta Meteorológico Continua

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que novas chuvas fortes são esperadas para esta sexta-feira, com previsões de volumes superiores a 100 milímetros. Alterações na direção dos ventos, que agora sopram do oceano para o continente, podem agravar a situação ao dificultar o escoamento das águas dos rios Guaíba e Lagoa dos Patos.