Mundo tem o 11º mês consecutivo de recorde de calor
De acordo com o observatório europeu Copernicus, o mês de abril marcou o décimo primeiro mês consecutivo de recordes de calor na Terra, dado divulgado na última segunda (7). A pesquisa mostra que abril de 2024 foi o abril mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 15,03°C, o que equivale a 0,61°C acima da média de abril de 1991-2020 e 0,14°C acima do recorde anterior, em fevereiro de 2016.
Desde 2023, o mundo está vivendo uma emergência climática visto que a cada período registra-se um mês mais quente. Junho havia sido considerado o mês mais quente. Depois, a marca foi sendo quebrada a cada novo mês: julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e agora abril. Estima-se que o 2023 tenha sido o ano mais quente em 120 mil anos.
A situação nos oceanos também preocupa. Segundo o observatório europeu, a temperatura média da superfície do mar global para abril atingiu 21,04°C, o maior valor registrado para o mês.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Giorgio Vieira/Metsul