Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)

Com as eleições municipais se aproximando em cinco meses, eleitores do Rio de Janeiro e de outras partes do Brasil têm até a próxima quarta-feira, dia 8, para regularizar seu título eleitoral e assegurar o direito de votar. O prazo iminente gerou grande movimento nas zonas eleitorais da capital nesta segunda-feira, dia 6, com eleitores buscando serviços como o cadastramento biométrico, emissão de primeira via do título, atualização de endereço ou transferência de local de votação.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) destacou que a campanha de regularização do título teve início em janeiro e, a partir de 24 de abril, o expediente foi estendido até as 19h para acomodar o aumento na procura. Além disso, foram realizados atendimentos extras durante o feriado do Dia do Trabalhador e também no último sábado, dia 4.

O TRE informa que os atendimentos estão sendo realizados de maneira ágil, embora a grande demanda, principalmente por parte de eleitores que deixaram para a última hora, esteja causando filas. Os interessados em realizar o cadastramento biométrico podem se dirigir a um dos 183 cartórios eleitorais ou centrais de atendimento ao eleitor espalhados pelo estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Para acessar qualquer serviço, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência recente (emitido nos últimos três meses). Exceto pelo cadastramento biométrico, todos os serviços podem ser solicitados online.

Segundo dados do TRE, aproximadamente 500 mil eleitores no estado do Rio têm seus títulos cancelados, a maioria por não justificar ausência em três turnos consecutivos de votação. Nesses casos, é necessário quitar multas antes de solicitar a regularização. É importante lembrar que pendências com a Justiça Eleitoral podem resultar em restrições, como a impossibilidade de tomar posse em concursos públicos.

A data limite mencionada refere-se apenas ao prazo para solicitações e abertura de requerimentos, enquanto os serviços para regularizar a situação eleitoral e garantir a participação nas eleições de 6 e 27 de outubro podem se estender além dessa data.

 

Foto: Divulgação/TRE