Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho para 7 estados do Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sete estados da região central do Brasil estão em alerta vermelho, ou seja, “grande perigo”, para altas temperaturas desde segunda-feira (6). O órgão ainda afirma que a situação pode causar risco à saúde.

O esperado é que a temperatura fique 5°C acima da média, por mais que cinco dias, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Especialistas recomendam que exposições ao sol entre 10h e 16h sejam evitadas, principalmente para pessoas vulneráveis, como crianças e idosos. A indicação é para manter hidratação, utilizar roupas leves e utilizar protetor solar.

Em caso de insolação, geralmente causada por muito tempo ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, o aconselhado é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha, e refrescar o corpo pulverizando água.

Já no nordeste, o Inmet publicou nesta terça (7), um alerta vermelho para chuvas nos estados de Alagoas e Sergipe. Existem riscos de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O aconselhado é que aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral, sejam desligados nas regiões de alto risco. Para aqueles que moram em encostas, a orientação é de permanecer em local abrigado e, em caso de inundações, proteger os pertences com sacos plásticos.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução