Baile Charme do Viaduto de Madureira comemora 34 anos e ganha Museu de Negritude Urbana

Neste sábado (11), a partir das 22h, o tradicional Baile de Charme do Viaduto de Madureira comemora seu aniversário de 34 anos recheado de atrações e novidades, entre elas, apresentação de dança e DJs convidados. Além disso, vai ser inaugurado no espaço, o Museu da Negritude Urbana , que trará ao público a história da cultura do grafite, do Baile Charme, da música negra e aspectos da negritude carioca.

A inauguração do museu acontecerá graças ao Projeto Zona de Arte Urbana (ZAU). Criado em 2023, o ZAU foca em ações artísticas e educativas por meio do grafite. Idealizado por Airá Ocrespo, grafiteiro que pintou “a primeira ministra negra do STF”, a revitalização marcará os 34 anos do Viaduto e contará a história da Black Music brasileira tanto na parte externa quanto interna. Além de Airá, outros quatro artistas participam da ação

O Baile Charme do Viaduto de Madureira acontece no “Espaço Cultural Rio Hip Hop Charme” e é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro desde 2013 fazendo parte da cultura black, dentro e fora do estado. O Baile acontece  periodicamente todos os sábados a partir das 22h, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.

Por: Carolina Cordeiro

Imagem: Divulgação

.