Carnaval do Rio terá mais um dia de desfiles do Grupo Especial a partir de 2025

O Carnaval do Rio de Janeiro terá uma novidade a partir de 2025: os desfiles do Grupo Especial no Sambódromo ganharão mais um dia. Tradicionalmente realizados no domingo e na segunda-feira, agora os foliões também poderão desfrutar das apresentações na terça-feira de Carnaval. A decisão foi confirmada pelos presidentes e representantes das escolas de samba durante uma reunião plenária na segunda-feira (6), na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Conforme a nova configuração, quatro escolas desfilarão em cada um dos três dias. Uma mudança significativa também foi aprovada: as notas dos julgadores serão fechadas ao final de cada dia de apresentações. A Unidos de Padre Miguel, campeã da Série Ouro, será a primeira a desfilar no domingo, 2 de março. A Unidos da Tijuca, que ficou em 11º lugar no último Carnaval, abrirá os desfiles de segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, que terminou em 10º lugar em 2024, iniciará as apresentações de terça-feira.

A ordem das demais escolas será decidida por sorteio no próximo dia 23, na Cidade do Samba, dividindo-se em três grupos: Mangueira, Portela e Beija-Flor; Grande Rio, Viradouro e Salgueiro; Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense.

Gabriel David, presidente da Liesa, destacou que a iniciativa tem como objetivo tornar os ingressos mais acessíveis e permitir que mais pessoas possam assistir aos desfiles em dias diferentes.

“Também vamos proporcionar atrações que garantam a presença do público na Sapucaí até o amanhecer, após o término dos desfiles de cada dia”, acrescentou Gabriel.

Com essa mudança no calendário do Grupo Especial, os desfiles mirins serão remanejados para outro dia da semana. A nova data ainda será definida em comum acordo com a Aesm-Rio, organização responsável pelas apresentações infantis, e com o poder público.

 

Foto: Leo Queiroz