Confira teorias que consagram maio como mês ‘queridinho’ das noivas

Maio tem início nesta quarta-feira (1º) e o quinto mês do ano é tradicionalmente conhecido como o “mês das noivas” e as teorias que tentam confirmar as origens para esse título são várias.

No hemisfério norte, ainda na idade Média, as baixas temperaturas faziam com que os festejos fossem adiados para os meses mais quentes do ano, sendo maio o primeiro deles. Em países europeus e nos Estados Unidos, regiões contempladas por esse hemisfério, o mês de maio cai na primavera, estação muito conhecida pela grande quantidade de flores. Assim, a grande disponibilidade de flores era aproveitada para a confecção dos buquês.

Outra teoria é a de que, por conta dos baixos índices de chuva, as noivas escolhem o mês de maio, principalmente aquelas que querem fazer a comemoração ao ar livre.

No Brasil, existe ainda outro motivo que estimula as pessoas a escolherem o mês de maio para casar: consagração de Maria, mãe de Jesus. No país, predominantemente católico, é comum associarem ideais de pureza e delicadeza ao matrimônio, ideais também vinculados à Santa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/IStock