Pipoca: aperitivo rico em fibras melhora imunidade e ajuda a diminuir colesterol
Além de ser uma opção fácil de preparo, prática e deliciosa, a pipoca também oferece benefícios à saúde quando consumida com moderação.
A pipoca é bem mais que um aperitivo para degustar nas sessões de cinema. Ela é rica em fibras, prebióticos, antioxidantes, melhora da imunidade e saúde óssea, tem baixo índice glicêmico e é uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais.
A pipoca é um grão integral rico em fibras. Oferece 4,3 g de fibras em uma porção de 30 g, ajudando a promover o bom funcionamento do intestino dos consumidores. Além disso, o alto teor de fibras, a pipoca é um alimento com baixo índice glicêmico, o que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina.
Embora seja benéfica para muitas pessoas, existem algumas contra-indicações, como por exemplo: pessoas com divertículos intestinais, problemas de gordura no fígado, pedras na vesícula, síndrome do intestino irritável ou restrições alimentares específicas. Apesar de a pipoca fazer bem a saúde, existem coisas que se acrescentadas nela fazem ela ser menos benéfica.
É importante evitar a adição excessiva de manteiga, pois adiciona calorias e gorduras à pipoca. Além disso, utilize sal com moderação, quando usado exageradamente pode ser prejudicial à saúde. Uma dica legal é experimente opções de temperos saudáveis, como curry em pó, páprica, alho em pó ou queijo parmesão ralado. Eles adicionam sabor sem muitas calorias extras.
É sempre bom optar pelo estouro natural, a pipoca de micro-ondas industrializada leva aditivos e conservantes. O recomendável é fazer na panela com um pouco de óleo ou utilizar uma máquina de pipoca sem óleo.
Por Daniela Martins
Foto: Reprodução