Invasão a sistema: PF ouve funcionários públicos responsáveis por pagamentos do Governo Federal

Nesta sexta-feira (26), a Polícia Federal tomou depoimentos de funcionários dos órgãos públicos que tiveram o sistema de pagamento invadido neste mês de abril. De acordo com as informações divulgadas, os pagamentos do Ministério da Gestão e Inovação, da Câmara dos Deputados e do TSE foram manipulados através do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

Os invasores tiveram acesso ao dinheiro e transferiram milhões de reais. Além disso, novas tentativas ocorreram na semana passada, mas o sistema detectou e as operações foram bloqueadas.

A partir das investigações foi identificado que as senhas dos funcionários foram clonadas, com isso a PF apura se teve atuação de algum funcionário da administração pública para que o grupo criminoso conseguisse implementar a fraude no sistema.

Sabe-se que os funcionários receberam uma mensagem suspeita em seus celular com a tentativa de roubo de dados da SIAFI. Na mensagem continha o nome, CPF da pessoa, bem como um link para atualização de dados.

Desta forma, para evitar outras invasões, o governo modificou as regras de acesso ao sistema. Por exemplo, na Câmara, o login de alguns funcionários e ex-funcionários foram excluídos, bem como, computadores do departamento financeiro também foram recolhidos para averiguação da Polícia Federal.

por Giovanna Carvalho

Foto: Reprodução/Internet