Gabriel David anuncia criação do Museu do Carnaval na Cidade do Samba

Gabriel David, de 26 anos, assumiu recentemente a presidência da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) e já anunciou importantes mudanças para o universo do Carnaval carioca. Em uma coletiva realizada na sede da entidade, localizada no Centro, David revelou que a Cidade do Samba, complexo que abriga os barracões das escolas de samba na Zona Portuária, será transformada em um museu do Carnaval, com o apoio da Prefeitura do Rio. A inauguração está prevista para ocorrer dentro de dois anos.

Além disso, o novo presidente anunciou que o sorteio da ordem dos desfiles de 2025 será aberto ao público, marcado para o dia 23 de maio. Essa medida visa aproximar ainda mais os apaixonados pelo Carnaval das atividades da Liesa, tornando os eventos mais acessíveis ao público em geral.

Segundo Gabriel David, todos os eventos da Liesa serão abertos ao público daqui para frente, não sendo mais restritos apenas a convidados. O dirigente também adiantou que os lançamentos dos sambas-enredo deverão ocorrer até a primeira semana de novembro, antecipando o ciclo do Carnaval em pelo menos um mês.

Para facilitar o acesso ao público, Gabriel David informou que até um determinado horário, a entrada na Cidade do Samba será gratuita, bastando que as pessoas levem 1 kg de alimento como contribuição.

Gabriel David, que era diretor de marketing da entidade, assumiu o cargo de presidente por aclamação em substituição a Jorge Perlingeiro. Ele terá Pedro Gomes como vice-presidente e comandará a Liesa pelos próximos três anos.

Além das mudanças anunciadas, a nova diretoria da Liesa traz algumas novidades significativas. Pela primeira vez em seus 40 anos de história, três mulheres negras ocupam cargos na diretoria. Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, será a diretora cultural; Natália Louise seguirá na Comunicação; e Rafaela Bastos, ex-passista da Mangueira, gestora pública e presidente do Instituto Fundação João Goulart, ficará responsável pelo marketing.

João Drummond, filho do contraventor Luizinho Drummond e ex-patrono da Imperatriz Leopoldinense, assumirá a parte financeira da Liesa. Enquanto isso, Elmo José dos Santos, ex-presidente da Estação Primeira de Mangueira, continuará como diretor de Carnaval, garantindo a continuidade e a expertise necessárias para os desfiles futuros.

 

Foto: Arquivo