Operação do Ministério Público mira milícia e prende policiais na Praça Seca

Na manhã desta quinta (25), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) encabeçou uma operação para identificar e prender membros das milícias na comunidade Bateau Mouche, localizada na Praça Seca, Zona Oeste do Rio. O objetivo é o cumprimento de 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), instituição que conduziu a investigação, os milicianos exerciam um controle armado sobre essas atividades econômicas, exigindo pagamentos indevidos para garantir a “segurança” dos trabalhadores.

Porém, alguns agentes do Estado também estavam envolvidos com os grupos criminosos. Secundo a Gaeco, eles mantinham contato com PM’s  para terem informações privilegiadas. A relação com policiais civis servia para que não fossem “incomodados” na realização de suas atividades criminosas com investigações e eventuais prisões em flagrante, através de pagamentos de propina.

Além dos delitos de extorsão e associação criminosa, os envolvidos, incluindo os agentes do estado, enfrentarão acusações de corrupção ativa.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução/Internet