Governador Cláudio Castro empossa novo Secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro

Na manhã desta quarta-feira, o governador Cláudio Castro empossou o novo Secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. A mudança no comando da pasta ocorreu após a exoneração do coronel Luiz Henrique Marinho Pires, solicitada há 14 dias pelo secretário de Segurança do Rio, Victor César Santos, por meio de um ofício encaminhado a Castro.

Entretanto, a decisão causou desconforto durante a cerimônia de posse, realizada na Academia de Polícia Militar, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, que contou com a presença de parlamentares, prefeitos e vereadores. Ao discursar, o secretário de Segurança quebrou o protocolo e pediu desculpas publicamente ao coronel Pires pelo pedido de exoneração, que ganhou repercussão antes de ser efetivado, reconhecendo que a situação causou um constrangimento significativo entre ele e o governador.

“Um agradecimento especial ao coronel Henrique por todas as entregas que fez durante a sua gestão. Agora, pessoalmente, governador, gostaria de quebrar o protocolo e pedir permissão ao senhor para falar sobre um assunto que foi essa mudança na Polícia Militar. Indicamos o nome do eventual substituto do coronel Henrique, isso teve uma polêmica muito grande na imprensa, todo mundo comentou. Isso causou um constrangimento muito grande, então, eu quero aqui, em público, na presença de todas as autoridades, pedir desculpas ao coronel Henrique pela forma como se deu. Não foi o previsto, não era o combinado e a minha gestão como policial sempre foi com justiça, honra e verdade e humildade também. Então não tenho nenhum problema de pedir desculpa ao senhor.” disse Victor Santos, que concluiu:

“Não lhe procurei antes porque não adianta toda essa exposição na mídia, de eu ir pedi desculpas ao senhor no seu gabinete pessoalmente. Faço isso aqui publicamente. As portas estão abertas da Secretaria e de toda a sua equipe. Muito obrigado, fiquem todos com Deus.”

O governador Castro elogiou o ex-secretário Pires, reconhecendo sua contribuição para a corporação.

“Eu não tenho dúvida que você (Luiz Henrique Pires) fez história na Polícia Militar. Henrique, lá atrás, quando eu resolvi colocar alguém já reformado, mas com uma larga experiência, uma vastíssima experiência à frente da Polícia, naquele momento, você era a melhor decisão. E como o nosso Padre Marcelo leu aqui, eu não tenho dúvida que você pegou os cinco talentos e você os transformou em mais cinco. Você pegou a Polícia Militar extremamente sucateada, com sistema ainda da Copa do Mundo, sem câmeras, sem toda a questão de imagem, com as viaturas, ainda as viaturas já compradas pela intervenção, começando a sucatear.”, destacou Castro.

Sob o comando do coronel Pires, a PM implementou câmeras de reconhecimento facial em grandes eventos, como no réveillon e no carnaval, fortalecendo a segurança com tecnologia de ponta.

A exoneração de Luiz Henrique Pires foi publicada no Diário Oficial do Estado em 18 de abril. No dia seguinte, Castro prestigiou o ex-secretário ao assinar e publicar as promoções da corporação da PM, mantendo a lista de indicados que Pires deixou pronta.

O novo secretário, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, está na PM há 34 anos e já ocupou diversas posições de liderança. Ele foi nomeado na última quinta-feira, trazendo consigo vasta experiência em diferentes áreas operacionais e administrativas da instituição.

A troca no comando da Polícia Militar foi realizada após criteriosa análise técnica, assegurou o governador Castro durante entrevista, ressaltando que a decisão final é sua, mesmo diante das indicações do secretário de Segurança.

 

Foto: Rogério Santana/Gov-RJ