BRT Transbrasil: Arte Urbana transforma corredor em galeria de arte à céu aberto
O BRT Transbrasil, em pleno funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, se tornou um cenário impressionante de arte urbana, constituindo-se na maior galeria a céu aberto da América Latina. O projeto Cores da Brasil trouxe para as estações do sistema de transporte, bem como viadutos, terminais e passarelas, os grafites que já adornavam o Porto Maravilha. Inspirados nas obras do Profeta Gentileza, as novas cores, formas e significados agora enriquecem o visual do trajeto.
O projeto mapeou artistas residentes nas áreas percorridas pelo Transbrasil, abrangendo 26 bairros e envolvendo mais de 130 artistas. Mais de 30 mil latas de tinta e 10 mil latas de spray foram utilizadas para dar vida a essa iniciativa. O pontapé inicial foi dado no Terminal Intermodal Gentileza, em setembro do ano passado, com um mural de 450 metros criado pelo artista Lucas Cassarotti.
Essa iniciativa vai além da estética do corredor de BRT e da Avenida Brasil em si. Os grafites contribuem para a preservação das estações e terminais, desencorajando pichações e promovendo um maior envolvimento da comunidade com o transporte público da cidade.
Em colaboração com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o projeto também abraça um aspecto social, capacitando jovens de cada região para se envolverem na produção artística. Os contêineres operacionais utilizados na produção permanecem como legado, transformados em escolas de capacitação em arte.
BRT Transbrasil
O BRT Transbrasil já está operando na cidade. Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, tem a expectativa de transportar cerca de 250 mil pessoas diariamente até 2030. Três linhas estão operacionais todos os dias, das 4h à meia-noite: a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador); e a linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador). Além disso, há o serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas, que opera diariamente, das 6h à meia-noite.
Terminal Intermodal Gentileza
Em funcionamento desde 23 de fevereiro, o Terminal Gentileza já está operando com suas três plataformas em horário integral. As 15 linhas de ônibus convencionais municipais funcionam 24 horas por dia; as duas linhas do VLT circulam das 5h às 23h; e as três linhas do BRT operam das 4h à meia-noite.
Foto: Prefeitura do Rio/Rafael Catarcione