Rio é a única cidade brasileira a contribuir com relatório mundial da ONU sobre desperdício de alimentos

O Rio de Janeiro se destacou como a única cidade do Brasil a participar do relatório global “Food Waste Index Report”, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), divulgado em 27 de março. O documento tem como objetivo mensurar o desperdício de alimentos por habitante em todo o mundo, revelando que, apesar de mais de 780 milhões de pessoas sofrerem com a fome, aproximadamente 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente.

A participação do Rio nesse importante relatório resultou de uma colaboração entre a Comlurb, a Companhia de Limpeza Urbana da cidade, e a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), contratada pelo PNUMA para coletar as informações necessárias.

Essa parceria envolveu a experiência e os dados fornecidos pelo Centro de Pesquisa da Comlurb, responsável pelo estudo gravimétrico dos resíduos da cidade, que analisa hábitos alimentares, padrões de consumo e práticas de descarte de resíduos, entre outras informações relevantes. A Companhia mobilizou seus funcionários por meio de uma campanha de sensibilização, alcançando mais de 100 colaboradores de diferentes bairros, idades e níveis salariais, que se voluntariaram para participar do projeto. Desses, 75 foram selecionados para terem seus resíduos examinados ao longo de uma semana.

A análise dos resíduos foi conduzida no laboratório do Centro de Pesquisas, localizado em Vargem Pequena, Zona Oeste da cidade, com o apoio da equipe de profissionais da Comlurb. Essa iniciativa reflete o compromisso do Rio de Janeiro em contribuir para a compreensão global do desperdício de alimentos e encontrar soluções eficazes para enfrentar esse desafio.

 

Foto: Divulgação Comlurb