Professores da UFRJ protestam por mais investimentos em frente ao Ministério da Fazenda

Na manhã desta sexta-feira (19), professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se reuniram em frente à sede do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio, em um ato de manifestação. O objetivo, segundo os participantes, foi sensibilizar o governo federal sobre a redução dos repasses de verbas para a maior instituição de ensino superior do país, que vem ocorrendo desde 2015.

O protesto contou com a presença de cientistas, pesquisadores, estudantes e também do reitor Roberto Medronho, que ampliou as reivindicações também ao Ministério da Educação.

Em suas declarações, o reitor Medronho destacou a missão da UFRJ em produzir conhecimento que seja crucial para a vida daqueles que mais necessitam, especialmente nas comunidades carentes e nas áreas mais remotas do país. Ele ressaltou que a produção de conhecimento requer investimento, enfatizando que a luta não se restringe apenas a obter mais repasses financeiros para a universidade, mas também por investimentos adicionais na área da educação.

“A missão da UFRJ é produzir conhecimento, mas, sobretudo, conhecimento que seja fundamental para a vida de quem mais precisa, das comunidades carentes, nos rincões do nosso país. E não existe produção de conhecimento sem investimento. Nossa luta aqui não é apenas por mais repasses. Isto é o mais urgente, para a universidade não parar. Mas nossa luta é por mais investimentos também na educação”, declarou Medronho.

Foto: Divulgação