Indonésia emite alerta de tsunami após vulcão Monte Ruang entrar em erupção

Nesta quarta-feira (17), o vulcão Monte Ruang, de 725 metros de altitudes, localizado no Norte da Indonésia, entrou em erupção pelo menos cinco vezes. Com isso, as autoridades locais ordenaram que cerca de 11 mil pessoas saíssem das áreas de risco em que se encontra o vulcão e isolaram a mesma em um raio de 6 km, uma vez que o vulcão pode desabar parcialmente na água e causar tsunami, como em 1871.

As imagens que circulam na internet mostram plumas de cinzas subindo para o céu e lava, acompanhados por vários relâmpagos. Os moradores da Ilha Ruang foram transferidos para a ilha vizinha, a Tagulandang, segundo autoridades. Mas vale ressaltar que as pessoas em Tagulandang fiquem atentas à possíveis quedas de rochas incandescentes, bem como o surgimento de nuvens quentes.

A Indonésia conta com certa de 120 vulcões ativos  e consequentemente sempre registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes, tendo em vista que está localizada no “Anel de Fogo do Pacífico”, um arco de 40.000 quilômetros de falhas sísmicas ao redor do Oceano Pacífico.

Em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatau, na Indonésia desencadeou um tsunami, atingindo as costas das principais ilhas de Java e Sumatra, matando mais de 400 pessoas.

por Giovanna Carvalho

Foto: Reprodução/Internet