Anvisa vota nesta sexta (19) e mantém proibição de cigarros eletrônicos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), discutiu a regulamentação de cigarros eletrônicos nesta sexta-feira (19). Apesar de programada para última quinta-feira (18), a reunião foi adiada por problemas no canal oficial da agência no YouTube.
Mesmo com a proibição vigente desde 2009, esses dispositivos são amplamente disponíveis no mercado informal e online, contribuindo para um aumento do consumo, especialmente entre os jovens, com consequências para a saúde pública. A agência manterá provavelmente a proibição e intensificará as medidas de controle, como campanhas educativas e fiscalização online, diante dos resultados da consulta pública, que revelaram uma divisão de opiniões entre profissionais de saúde e parte da sociedade.
Enquanto a indústria do tabaco pressiona pela liberação dos cigarros eletrônicos, argumentando que são uma alternativa menos prejudicial ao cigarro convencional devido à vaporização, especialistas contestam essa afirmação, destacando a presença de substâncias tóxicas e cancerígenas nos “vapes”. Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, comentou sobre a expectativa:
“Não estamos surpresos com o resultado da consulta pública, mas isso não interfere no debate científico que se tem sobre o tema. Cada vez mais, os estudos mostram que não há benefício na troca do vape pelo cigarro comum e que ele é tão prejudicial à saúde quanto. Nossa expectativa é a de que a regra seja mantida pela Anvisa.”, disse a presidente.
Por Carlos Palermo
Foto: Divulgação