PF e INEA resgatam 38 animais silvestres em Cachoeira de Macacu

Operação conjunta entre a Polícia Federal e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) resulta na apreensão de 38 animais silvestres mantidos ilegalmente em um sítio localizado em Cachoeiras de Macacu/RJ. A ação visa reprimir a receptação de animais selvagens, sendo encontrados 24 deles com o proprietário do imóvel e 14 com o caseiro. Entre as aves apreendidas, nove estavam portando anilhas falsas, método usado para enganar as autoridades.

Essas práticas ilegais provocam maus-tratos aos animais, incluindo lesões e mutilações. A operação resultou na apreensão de diversas espécies, incluindo araras, papagaios, tucanos, jabutis, cágados, tigres-d’água, trinca-ferros, canários-da-terra e coleiros.

Os 27 animais foram encaminhados ao CETAS/IBAMA, enquanto os 11 pássaros foram libertados no final da ação. O caseiro do sítio foi preso em flagrante e enfrentará acusações por receptação, falsificação de selo público, manutenção ilegal de animais em cativeiro e maus-tratos.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, o acusado será encaminhado ao sistema prisional estadual, aguardando disposição judicial. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Foto: Divulgação PF