O ano que não acabou: Botafogo segue sem vencer no Brasileirão desde 2023

Após o tropeço diante do Cruzeiro, por 3 a 2, neste domingo (14), o Botafogo soma 12 derrotas seguidas pelo Brasileirão, com gol nos acréscimos, o que traz aquele sentimento antigo de 2023 e velhos fantasmas para um time que precisa lidar com isso o quanto antes. Afinal, a partir dessa semana, o Glorioso enfrenta o Atlético-GO na quinta (18) e Juventude no domingo (21), no Nilton Santos pelo Campeonato Brasileiro.

Mesmo com o Alvinegro com outros 7 jogadores novos em campo para reformulação do time, algumas falhas seguem sendo recorrentes como a dificuldade de se defender. A reformulção contou com Lucas Halter, Barboza,Gregrore, Luiz Henrique, Jeffinho, Savarino e Romero, que não estavam presentes em 2023.

Consequentemente devemos trazer à tona, o fato da formação com 4 atacantes não fluir no Botafogo, ficando muito exposto no meio-campo. Analisando o jogo de domingo, o Alvinegro teve dificuldade para parar Matheus Pereira, uma vez que era difícil, quase impossível marcar 3 jogadores com 2 pessoas apenas no setor.

Com isso, vale ressaltar que, por mais que o esquema tático de 4-4-2 tenha dado certo com o técnico Artur Jorge em Portugal, essa formação pode não ser vantajosa ao time do Botafogo, tendo em vista que não fortalece o coletivo e traz à tona problemas individuais dos jogadores.

 

Por Giovanna Carvalho

Foto: Vitor Silva