Prefeitura do Rio implementa alterações viárias na região central para melhorar fluxo de veículos
A partir desta segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio de Janeiro dará início à implementação de mudanças viárias na região central da cidade, visando oferecer uma nova alternativa de conexão entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Presidente Vargas.
De acordo com a Prefeitura, as alterações incluem a criação de um binário de circulação utilizando a Avenida Rio Branco, Rua da Assembleia, Rua Uruguaiana, Rua do Acre e Praça Mauá.
Na prática, as mudanças serão as seguintes:
– Mudança do sentido viário da Rua da Assembleia, no trecho entre a Rua da Carioca e a Avenida Rio Branco, que passará a funcionar com sentido duplo de direção;
– Alteração do sentido da Rua Uruguaiana, no trecho entre a Rua da Carioca e a Avenida Presidente Vargas, que passará a funcionar com sentido único de direção, da primeira para a segunda via.
Com essas alterações, os veículos que atualmente trafegam pela Avenida Rio Branco terão a opção de virar à direita na Rua da Assembleia para acessar a Rua Uruguaiana, seguindo posteriormente até a Avenida Presidente Vargas e, opcionalmente, até a Praça Mauá.
Ao mesmo tempo, os veículos provenientes da Rua da Carioca poderão virar à esquerda na Rua Uruguaiana até a Avenida Presidente Vargas, sem a necessidade de seguir pela Rua Primeiro de Março, o que se espera que alivie o fluxo nesta última via.
Para viabilizar essas mudanças, foram realizadas obras de recuperação da pavimentação, ajustes geométricos e criação de rampas de acessibilidade nas vias, além da instalação de nova sinalização gráfica vertical, horizontal e semafórica.
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) planejou ajustes nos tempos semafóricos em toda a região, bem como a alocação de agentes de trânsito, que fornecerão orientações aos motoristas e pedestres nos primeiros dias das alterações.
Recomenda-se:
– Respeitar a nova sinalização e as orientações dos agentes de trânsito;
– Os pedestres devem caminhar nas calçadas e atravessar exclusivamente nos locais sinalizados, utilizando as faixas de pedestres, visando a segurança de todos.
Confira as alterações no mapa:
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio