Kleiton Lima pede demissão do Santos após ser acusado de assédio

O técnico Kleiton Lima pediu demissão do comando do time feminino do Santos nesta segunda-feira (15), após inúmeras reclamações de torcedores e amantes do futebol. Isso porque ele é alvo de 19 denúncias de assédio sexual e moral, relatadas em cartas anônimas pelas atletas do próprio clube. Sem nenhuma explicação, Kleiton Lima foi recontratado pelo Santos e o retorno, no último dia 9, gerou protestos no futebol feminino.

Jogadoras de times adversários também protestaram contra a volta do técnico à equipe feminina. Durante o Hino Nacional, na quinta rodada do Brasileirão Feminino, atletas do Palmeiras, Corinthians e Avaí colocaram a mão na boca como forma de protesto.

Em nota oficial, o clube destacou o motivo do desligamento do treinador.

“Desde a sua contratação, o treinador vem sofrendo críticas e nos últimos dias até ameaças de morte em razão das acusações feitas no ano passado. Mesmo convicto de que não cometeu nenhum dos atos pelos quais é acusado, Kleiton Lima entendeu que seu pedido de afastamento é a melhor opção para preservar todas as partes”, escreveu o Santos.

No dia 7 de setembro de 2023, tornou-se pública uma carta assinada por diversas jogadoras do Santos relatando situações vividas com o ex-treinador. Nas cartas, as atletas relatam “toque indevidos” e assedio moral feito pelo ex-técnico da equipe. Elas relataram, ainda, cobranças excessivas, constrangimentos, falas desrespeitosas e ameaças vindas de Kleiton. As atletas também relataram que ele não utilizava vestimentas adequadas no ambiente de trabalho, e que Kleiton sempre usava peças que deixavam o órgão genital aparente.

Em um dos relatos, uma jogadora revelou que pensou em suicídio e entrou em profunda depressão quando foi treinada por Kleiton Lima.

Ainda não há informações sobre o nome do profissional que vai assumir a equipe santista.

Por Daniela Martins

Foto: Reprodução