Cuba registra temperatura recorde de 40,1°C na província de Granma
Na quinta-feira (11), Cuba testemunhou um momento histórico em termos climáticos, com o registro de uma temperatura recorde de 40,1 graus Celsius na província de Granma, situada no sudeste da ilha. O Instituto de Meteorologia divulgou essa informação nesta sexta-feira (12), destacando que o recorde anterior foi superado.
O recorde absoluto foi alcançado às 15h locais na estação meteorológica de Jucarito, na província de Granma, conforme relatado pelo instituto citado pela mídia estatal cubana. Esse calor excepcional na região foi atribuído à influência da alta pressão, à forte radiação solar, à presença de poucas nuvens e aos ventos amenos, conforme explicaram os especialistas.
Anteriormente, o recorde de temperatura em Cuba era de 39,7 graus, registrado em abril de 2020 na estação de Veguitas, também na província de Granma.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que há uma “alta probabilidade” de que 2024 seja o ano mais quente já registrado, seguindo a tendência observada em 2023, que superou o recorde de calor com uma temperatura média da superfície terrestre 1,45 °C acima da referência pré-industrial.
O aumento das temperaturas globais ao longo do tempo é atribuído ao crescente nível de gases de efeito estufa na atmosfera. A chegada do fenômeno El Niño em meados de 2023 tem contribuído para esse aumento das temperaturas, segundo análises de especialistas.
Foto: Reprodução Internet