Meta Platforms revela novo chip de inteligência artificial para impulsionar recomendações de anúncios

Nesta quarta-feira (10), a Meta Platforms anunciou o lançamento de um novo chip para inteligência artificial (IA), projetado para melhorar seus modelos de recomendação e classificação de anúncios. Este chip, chamado de segunda geração MTIA (Meta Training and Inference Accelerator), sucede a versão anterior lançada em 2023.
De acordo com a empresa, o novo MTIA mais que duplica a largura de banda de computação e memória em comparação com o chip original. A Meta destaca que a arquitetura do chip foi projetada para equilibrar adequadamente computação, capacidade de memória e desempenho, visando servir modelos de classificação e recomendação.
O anúncio da Meta vem em meio aos lançamentos de novos processadores pela Alphabet e pela Intel, refletindo o crescente interesse das empresas em atender à demanda por recursos de computação em inteligência artificial.
Embora a Nvidia permaneça dominante no mercado, empresas de computação em nuvem como Amazon, Google e Meta estão investindo na criação de seus próprios chips para complementar as unidades de processamento gráfico (GPU) da Nvidia, oferecendo alternativas mais eficientes em alguns casos.
Para a Meta, o MTIA complementa os chips da Nvidia em vez de substituí-los. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já anunciou que a empresa planeja ter 350 mil chips Nvidia H100 em seus data centers até o final de 2024.
Foto: Reprodução Internet