Bicheiro Piruinha vai a juri popular nesta terça-feira (9) por homicídio de comerciante de carros
O bicheiro José Caruzzo Escafura, mais conhecido como Piruinha e com 94 anos de idade, estará em julgamento nesta terça-feira (9), a partir das 13h, no 3º Tribunal do Júri. Ele é acusado do homicídio do comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola, também conhecido como Neto. O crime ocorreu em 2021, quando Natalino foi morto a tiros em uma emboscada enquanto se dirigia a pé para sua loja de veículos, localizada na Estrada Intendente Magalhães, esquina com a Rua Nova do Amorim, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Natalino, neto de Natal da Portela, figura ilustre como patrono da escola de samba de Oswaldo Cruz, e sobrinho de Nezio Nascimento, presidente de honra da Escola de Samba Tradição, era alvo de 14 processos judiciais. Segundo as investigações, o homicídio foi motivado por uma dívida em dinheiro que Natalino possuía com contraventores da cidade, gerando prejuízos milionários à família Escafura.
José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, é considerado um dos maiores contraventores do jogo do bicho na cidade, com domínio nos bairros de Madureira, Abolição, Cascadura, Maria da Graça, Piedade e Inhaúma, entre outros. Além disso, ele recebe renda proveniente da exploração de jogos de azar em áreas diversas da cidade, em parceria com outros contraventores.
A filha do bicheiro, Monalliza Neves Escafura, atualmente gerencia os negócios da família, e tentou sem sucesso recuperar os prejuízos decorrentes do empreendimento de Natalino José em uma construtora. Monalliza é considerada foragida pela justiça.
Recentemente, Piruinha participou, de sua residência, da série documental “Vale o Escrito”, disponível no Globoplay, que explora o submundo da contravenção no Rio de Janeiro.
Por Bárbara Mello
Foto: Reprodução Globoplay