Aumento de movimentos neonazistas no Brasil preocupa e ONU é acionada

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, emitiu recentemente um alerta à ONU, sobre um preocupante crescimento no surgimento de movimentos neonazistas no Brasil.

De acordo com o CNDH, há um “alarmante cenário de crescimento” destes grupos, “com aumento do discurso de ódio especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

O sul do país é uma região que agrupa muitos casos deste tipo. No relatório emitido pelo Conselho, em Santa Catarina um grupo vendia artefatos defendendo estes ideais. Em estudo realizado por Adriana Dias, antropóloga e especialista no tema, Blumenau, com 365 mil habitantes, abriga 63 células neonazistas. Já a capital paulista, com 12 milhões de cidadãos, conta com 96 células.

Na próxima quarta-feira (10), espera-se que o CNDH envie uma comitiva a Santa Catarina para escutar possíveis vítimas, autoridades e especialistas. Após este movimento, uma declaração deverá ser enviada à ONU.

Por Isabelli Aragão

Imagem: reprodução/G1