Prefeitura do Rio amplia horário e frota do BRT Transbrasil

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, anunciou a ampliação do horário de funcionamento e o aumento da frota do BRT Transbrasil a partir deste domingo (7/4).

A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), que antes operava das 10h às 15h, terá seu horário estendido para funcionar das 4h à meia-noite em todos os dias da semana, com intervalos de 10 minutos ao longo do dia.

A partir de segunda-feira (8/4), o BRT Transbrasil começará a operar com 50 articulados, reduzindo os intervalos de viagens da linha 60 para cinco minutos nos horários de pico. As linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) também ampliarão a operação, funcionando das 4h à meia-noite, com intervalos de seis minutos durante os horários de maior movimento.

A secretária de Transportes, Maína Celidonio, ressaltou que a pista seletiva é para ônibus convencionais apenas entre o Trevo das Margaridas e o Caju, com velocidade máxima de 60 km/h, reduzindo para 40 km/h em todas as estações. O trecho entre Deodoro e o Trevo das Margaridas passa a ser exclusivo para o BRT em ambos os sentidos.

O sistema BRT Transbrasil, com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Essa iniciativa visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, expandindo as oportunidades de conexões entre as zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade.