Polêmica: Jojo Todynho debocha de lei sobre pitbulls após ataque à escritora
O comportamento controverso de Jojo Todynho em relação aos seus posicionamentos e opiniões, ganhou mais um capítulo recente. A ex-cantora despertou críticas ao menosprezar a lei estadual do Rio de Janeiro que impõe o uso de focinheiras em cães da raça pitbull em espaços públicos, um acontecimento que coincidiu com o ataque à escritora Roseana Murray por animais dessa mesma espécie, deixando-a gravemente ferida.
Em uma publicação em seu perfil do Instagram, Jojo foi vista segurando pela coleira seus dois cães da raça pitbull, Bradock e Bangu, em um anúncio para um centro de treinamento animal. Coincidentemente, nesse mesmo dia, Roseana foi vítima de um ataque. Embora tenha sido uma infeliz coincidência, Jojo desceu ao nível da polêmica quando foi alertada por seguidores sobre a obrigação de utilizar focinheira em cães dessa raça em locais públicos.
“É necessário colocar focinheira, é perigoso”, escreveu uma seguidora identificada como Rosana. Em vez de lidar com a situação de maneira sensata, a ex-cantora optou por humilhar a mulher que a alertou sobre a segurança dos animais: “Eu vou colocar na sua língua”, rebateu Jojo, em um claro tom de provocação.
Outra seguidora, identificada como Vanilda, tentou informar Jojo sobre a existência da lei que exige o uso de focinheira, e foi nesse momento que a cantora decidiu debochar da situação. “É necessário sim para sair na rua! E pare de ser rude, grosseira! Coisa horrível”, escreveu a mulher, recebendo uma resposta infantil e infeliz da ex-cantora: “Eu coloco se quiser, se você não gostar, coloque em você”, acrescentando um emoji de beijo com coração, demonstrando sua falta de seriedade diante do assunto.
No mesmo dia da publicação de Jojo no Instagram, e em meio ao seu claro deboche à lei, a escritora Roseana Murray foi atacada por cães da raça pitbull em Saquarema, na região dos Lagos, sendo arrastada por cinco metros. A gravidade do ataque resultou na amputação de um de seus braços, intensificando ainda mais a discussão em torno do tema.
Sobre a lei:
No estado do Rio de Janeiro, desde 2005 está em vigor a Lei 4.597, que estabelece um conjunto de regulamentos para cães considerados perigosos, incluindo pitbulls, fila, doberman e rotweiller. Entre as obrigações dos tutores desses animais está o uso de focinheiras e guias em espaços públicos, bem como a castração até os 6 meses e a proibição de acesso a praias. O não cumprimento dessas normas pode acarretar em multas de até R$ 22,6 mil e até mesmo na apreensão do animal em casos de reincidência.
Por Bárbara Mello
Foto: Reprodução Internet