Nove candidatos ao concurso da PM foram detidos por estarem foragidos da Justiça
Nove candidatos ao concurso de soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram detidos neste domingo (7) quando se dirigiam ao local de prova. Segundo informações da PM, esses indivíduos tinham mandados de prisão em aberto por diversos crimes e já estavam sob monitoramento policial.
Um dos detidos era procurado por homicídio, ocorrido em 2016, na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
No total, 117.628 candidatos disputam as 2 mil vagas disponíveis para recompor parte do efetivo da corporação. O concurso foi retomado neste domingo após todo o processo, iniciado no ano anterior, ser anulado por suspeitas de fraude. A organização do concurso foi assumida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Durante o período de suspensão, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o artigo do regulamento que estabelecia uma cota de 10% para mulheres. Consequentemente, o ingresso de candidatos aprovados passou a ser determinado exclusivamente pelas notas obtidas, sem considerar o critério de gênero.
Por Bárbara Mello
Foto: Reprodução TV Globo