Donos de pitbulls que atacaram escritora têm prisão preventiva decretada
A Justiça do Rio de Janeiro determinou a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva dos proprietários dos três pitbulls que atacaram a escritora Roseana Murray, de 73 anos. Davidson Ribeiro dos Santos, Ana Beatriz da Conceição Dantas e Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos compareceram à audiência de custódia no último domingo (7).
Os três indivíduos foram detidos na sexta-feira passada (5) sob acusação de maus-tratos a animais. Além disso, o delegado André Luiz Bueno, titular da 124ª DP (Saquarema), informou que também foram autuados por omissão e negligência na guarda do animal, além de lesão corporal.
As investigações revelaram que os moradores da residência onde os cães estavam deixaram o portão aberto, o que possibilitou a fuga dos animais e o ataque à escritora.
Embora o crime de lesão corporal tenha sido inicialmente registrado como culposo, a tipificação pode ser alterada caso a investigação demonstre dolo eventual, ou seja, que os responsáveis tinham conhecimento do risco e da possibilidade de algo acontecer com a soltura dos animais.
O ataque à Roseana Murray ocorreu enquanto ela fazia uma caminhada na Avenida Ministro Salgado Filho, no bairro Gravatá, em Saquarema, na sexta-feira. A vítima foi socorrida e transportada de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
Segundo informações do hospital, Roseana foi avaliada por diversos especialistas, incluindo um neurocirurgião, cirurgião geral, ortopedista e um cirurgião bucomaxilofacial. A unidade médica afirmou que a escritora teve parte do rosto e dos braços dilacerados, sendo levada com urgência para o centro cirúrgico, onde foi necessário amputar o braço direito e uma das orelhas devido aos ferimentos.
André Murray, filho da escritora, atualizou sobre o estado de saúde da mãe na manhã de sábado (6). Em um vídeo gravado no Hospital Estadual Alberto Torres, ele relatou que a poetisa de 73 anos está se recuperando bem.
“Estou aqui para informar que ela está bem, sendo muito bem cuidada aqui no hospital e se recuperando mais rápido do que o esperado. Agradeço imensamente a essa grande corrente de orações e boas energias para ela. Muito obrigado”, disse André.