Ziraldo: criador do ‘Menino Maluquinho’ morre aos 91 anos no Rio
O escritor Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos. A morte foi confirmada pela família do desenhista. Em nota oficial divulgada pela família, ele morreu de causas naturais, no apartamento onde morava, no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 14h30h. Ele tinha três filhos.
O corpo do cartunista começou a ser velado na manhã deste domingo (7), no Rio. O momento de despedida de parentes, fãs e amigos do artista, se iniciou às 10h no Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo, zona sul.
O sepultamento será no Cemitério São João Batista, no bairro vizinho de Botafogo, às 16h30
Aclamado pelo trabalho literário infantil, Ziraldo recebeu diferentes premiações, como o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Levou ainda o Prêmio Jabuti de Literatura, em 1980, com O Menino Maluquinho, e novamente em 2012, com Os Meninos do Espaço.
Uma mostra interativa sobre os desenhos de Ziraldo está atualmente em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Com o nome “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, a exposição homenageia a trajetória do multiartista e tem previsão de encerramento no dia 13 de maio desse ano.
Por Agência Brasil
Foto: Agência Brasil