Planetário do Rio oferece programação especial para observação do eclipse solar desta segunda (08)

O Planetário do Rio preparou uma programação especial para os cariocas interessados em acompanhar o eclipse solar previsto para a tarde de segunda-feira (08/04). Como a visualização total ou parcial do fenômeno será possível apenas para moradores de países do Hemisfério Norte, o Museu do Universo, na Gávea, projetará imagens do eclipse na cúpula Carl Sagan. Além disso, haverá uma sessão especial explicativa sobre os eclipses, um tema que tem fascinado a humanidade desde os tempos antigos. E o melhor: o acesso ao planetário será gratuito para o público entre 14h e 17h do referido dia.

O evento proporcionará aos cariocas a oportunidade de testemunhar um fenômeno que será visível em sua totalidade apenas para moradores dos Estados Unidos, México e Canadá. Segundo Leandro Guedes, diretor de Astronomia do Planetário do Rio, o eclipse será visto de forma parcial em parte da Europa e da Oceania, e na América do Sul, somente moradores da Colômbia conseguirão observá-lo.

Guedes destaca que o eclipse total do Sol, apelidado de “O Grande Eclipse Norte-Americano”, terá uma duração aproximada de quatro minutos e meio, cobrindo uma vasta área do planeta. Ele ressalta ainda que, embora a expressão “O Grande Eclipse” tenha sido utilizada em 2017 para um eclipse de duração mais curta, que alcançou uma área ainda maior, desta vez o fenômeno promete ser igualmente impressionante.

Durante um eclipse total do Sol, o dia escurece, as temperaturas diminuem e a natureza reage como se fosse noite, com a aparição de estrelas e animais noturnos. Porém, Guedes adverte contra fake news que possam associar o eclipse a presságios negativos, enfatizando que se trata de um fenômeno natural e belo.

Para aqueles que não puderem comparecer ao Planetário do Rio, será possível acompanhar o eclipse solar total através do canal da Nasa no Youtube, com previsão de início às 15h07 (horário de Brasília), na costa do Pacífico do México.

 

Por Bárbara Mello

Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio