Em 2023, Estado do Rio registrou mais de 3 milhões de abandonos de cães e gatos, diz IBGE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o território fluminense registrou mais de 3,4 milhões de cachorros e gatos negligenciado . Os cães liderara esse triste ranking, com 2,2 milhões de casos; seguidos pelos gatos, com 1,2 milhões. No Brasil, são 40 milhões de bichos sendo jogados nas ruas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), destacou que os índices de abandono na cidade são altíssimos. Ele lembrou que o abando é crime e que a população precisa se conscientizada sobre o tema.

“Infelizmente, o Rio de Janeiro vive um grande aumento do abandono de animais. É preciso lembrar de que, além de um ato cruel, o abandono é crime previsto na Lei Federal nº 9.605, com penas de 1 a 5 anos de prisão. Também é importante investigar e responsabilizar os autores do abandono e conscientizar a população de que os animais têm sentimentos e sofrem”, lamentou Dr. Marcos Paulo.
Foto: Nelson Duarte / Prefeitura do Rio / Subvisa