Canabidiol tem resultados satisfatórios no tratamento da insônia, diz estudo da Fiocruz

Um estudo recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. Ele também destacou que, aproximadamente, 73 milhões de pessoas enfrentam diariamente os efeitos da insônia no Brasil.

Com inúmeros tratamentos à disposição, os que têm substancias à base de cannabis como agente se mostraram um dos mais eficazes. Nestes casos, a indução ao sono pode ocorrer por meio do aumento dos níveis de canabidiol (CBD) — substância encontrada na cannabis — no organismo. Ela promove o relaxamento e reduz a ansiedade, além de facilitar a transição para o sono.

Segundo o médico especialista em cannabis medicinal, Daumiro Tanure, Coordenador do Pronto Atendimento Espaço Saúde da Santa Casa de Curitiba, Membro da SBEC ( Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis Sativa e médico do Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide Anna), o canabidiol também contribui diretamente para o aumento do tempo de duração do sono.

“Uma das principais vantagens é a duração do sono, permitindo que as pessoas durmam por períodos mais longos. A qualidade também melhora, tornando o sono mais profundo e restaurador”, destaca Tanure.

Outro ponto positivo do canabidiol é a redução da ocorrência de pesadelos, beneficiando, por exemplo, pessoas que sofrem com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

O canabidiol também tem efeito relaxante ao acalmar a mente e o corpo, trazendo resultados significativos, comprovados em diversos estudos, para aqueles que sofrem de insônia relacionada ao estresse ou à ansiedade.

“A modulação do ritmo circadiano também é afetada. O canabidiol pode ajudar a equilibrar esse ritmo, promovendo um sono mais regular”, completa Tanure.

Foto: Divulgação P+G Comunicação Integrada