Operação apreende 6 balões e 15 pessoas são levadas para prestar esclarecimento no Rio

Em ação do Governo do Estado, neste domingo (17), agentes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), junto a policiais civis e militares, foram apreendidos seis balões na Baixada Fluminense e na Baía de Guanabara, além de 15 pessoas terem sido detidas. Por meio de uma denúncia anônima, foi possível abater uma balão de 30 metros e a apreensão de um outro que tinha 60 metros de altura.

”A prática de soltar balões representa um grande perigo. Um perigo que destrói as matas, mata os animais, compromete a biodiversidade e também coloca em risco a vida das pessoas. Seguimos a orientação do governador Cláudio Castro para intensificarmos a conscientização e o combate a esta prática. Soltar balão é crime”, comentou o secretário Bernardo Rossi.

A prática de fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime com pena prevista de 1 a 3 anos de reclusão e está incluso na Lei de Crimes ambientais de mº 9.605/1998. Além da prisão, ques realiza algum dos atos citados, também está sujeito a multa de R$ 500 por balão apreendido de acordo com a Lei Estadura nº 3.467/2000.

Foto: Divulgação

#Baloes #Seas #Inea #ApreensaodeBaloes