Fotógrafo inglês registra “fazenda de likes” no Vietnã
Na ânsia pelo ganho de cliques e likes, pessoas físicas e até mesmo empresas recorrem ao expediente de comprar interações artificiais, produzidas nas chamadas fazendas de cliques.
Surgidas nos primeiros anos desse século, essas “empresas” explodiram nas décadas seguintes, principalmente após o surgimento dos smartphones e da expansão do acesso a banda larga de internet. No mundo, a maioria delas está localizada na Ásia, em países como Bangladesh, Filipinas, Índia, Indonésia e Vietnã, e seguem se expandindo em regiões com baixos custos de mão de obra e energia elétrica.
Em 2023, o fotógrafo Jack Latham passou um mês em Hanoi (capital vietnamita) registrando a realidade desse mercado, composto por empresas obscuras, imbuídas no propósito de aumentar artificialmente engajamentos nas redes sociais.
O resultado do trabalho pode ser visto no livro recém lançado por Latham “Beggar’s Honey” (Mel dos mendigos), cujo título procura ilustrar a atenção que as pessoas buscam nas redes sociais.
Foto: Jack Latham