Dar 10 mil passos por dia faz bem ao coração, diz estudo
Os números nunca foram unânimes, com pesquisas determinando valores a partir de 4 mil passos diários e outras, chegando aos 7 mil. No entanto, parece que cada vez mais existe uma concordância de que a contagem ideal é mesmo a de 10 mil.
Um estudo recente reforça esse entendimento ao afirmar que essa quantidade pode representar uma redução de risco de morte em 39%, além da diminuição do surgimento de problemas cardiovasculares na ordem de 21%.
Ele foi publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine, a partir de dados da saúde de 72.174 pessoas (com idade média de 61 anos e 58% sendo mulheres), que foram acompanhadas por um período de 7 anos. Seus dados ainda indicam que o hábito pode trazer benefícios mesmo para pessoas que passaram muito tempo sendo sedentárias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para adultos com idades entre 18 e 65, a prática semanal de duas horas e meia a cinco horas de exercícios aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada, natação ou corrida. Se for de alta intensidade, as quantidades passam a ser de uma hora e quinze minutos a duas horas e meia.
No entanto, é essencial que haja o acompanhamento médico visando o monitoramento e a segurança do praticante.
Foto: Pixabay