Astronautas beberão “xixi reciclado” no espaço
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou que se encontra em fase de testes uma tecnologia capaz de reciclar 98% da urina, algo considerado fundamental para a sustentabilidade de missões de longa duração, como as da ISS (Estação Espacial Internacional).
A ferramenta, batizada como Sistema de Controle Ambiental e Suporte à Vida (ECLSS) também transforma suor, comida e a unidade gerada por equipamentos em água. Uma vez captados, os líquidos percorrem um trajeto através de filtros especiais, passando em seguida por um processo de evaporação, que os separa de partículas sólida e os transforma em água, no estado líquido. Ainda há um reator catalítico, que decompõe qualquer contaminante ainda presente.
A qualidade da água é monitorada por sensores, fazendo com haja o reprocessamento, em caso de necessidade. Por fim, ainda há a aplicação de iodo, visando evitar a proliferação de microorganismos.
Segundo a NASA, cada astronauta gasta 3,5 litros de água diariamente, desde o consumo até a preparação de refeições e necessidades de higiene pessoal.
Segundo Jill Williamson, gerente de subsistemas de água da ECLSS, a incapacidade de reabastecimento durante explorações espaciais reforça a necessidade de se recuperar todos os recursos de que a tripulação precisa. “Quanto menos água e oxigênio tivermos que embarcar, mais ciência poderá ser adicionada ao veículo de lançamento. Sistemas regenerativos confiáveis significam que a tripulação não precisa se preocupar com isso e pode se concentrar na verdadeira intenção de sua missão”.
Foto: CSA/Divulgação