Cidade do México pode ficar sem água nos próximos meses

Densamente povoada e contando com quase 22 milhões de habitantes, a Cidade do México é uma das maiores metrópoles do mundo e vem enfrentando uma série crise hídrica. Segundo especialistas, a situação atingiu níveis tão críticos que cidade pode estar caminhando para a seca total em uma questão de meses.

A Cidade do México foi construída ao longo do leito de um lago que está a cerca de 2.200 metros acima do nível do mar. O solo, rico em argila, está agora afundando, e é propenso a terremotos e bastante sensível às alterações climáticas.

Cerca de 60% da água da vem de um aquífero subterrâneo, mas sua extração descontrolada vem causando um afundamento de 50 centímetros por ano. Diante do volume de água retirado, o aquífero não está sendo reabastecido com rapidez suficiente, já que a água da chuva, ao invés de penetrar no solo, escorre pelas superfícies duras e impermeáveis da cidade. O restante chega bombeado a grandes distâncias colina acima, num processo incrivelmente ineficiente, em que 40% da água é perdida em vazamento vazamentos.

Foto: Reprodução