Entorno do sambódromo terá mais de 90 câmeras para monitoramento do público

A Prefeitura do Rio anunciou que mais de 90 câmeras serão utilizadas para o monitoramento da região da Marquês de Sapucaí. O Plano Especial de Operações para o carnaval na cidade foi apresentado na manhã desta terça-feira (06) e essas farão parte do efetivo de segurança organizado pelos órgãos responsáveis pelo evento no local. Além disso, postos de atendimento às mulheres serão montados tanto na Sapucaí, quanto na Intendente Magalhães a fim de auxiliar e proteger vítimas de crimes. Nesses estarão disponíveis equipes técnicas com advogadas, psicólogas e assistentes sociais. Para ajudar no deslocamento dos cariocas e visitantes, a Prefeitura ainda fez uma parceria com o Waze, aplicativo de geolocalização, que irá disponibilizar, em tempo real, as interdições de vias pela cidade. E para abrilhantar ainda mais as noites do Sambódromo, 510 dos 570 refletores espalhados ao longo de toda a passarela estarão voltados para ela. Esses serão controlados pelas agremiações, que poderão ressaltar alas, fantasias, comissão de frente, podendo surpreender os jurados.

Foto: Reprodução

Outros serviços também estarão presentes no local, como postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose, sendo 12 leitos (7 UTIs), e 16 ambulâncias. Para o apoio, 76 servidores do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) estarão fiscalizando a produção, distribuição e venda de produtos alimentícios e bebidas dentro do Sambódromo e no entorno.

Quanto ao transporte, a Prefeitura montou um esquema especial para os festejos, optando por transporte público. Os ônibus terão modificações nos itinerários, táxis terão pontos de embarque marcado no entorno da Marquês de Sapucaí, o metrô funcionará 24h a partir de sexta-feira (09) até a terça-feira (13). A Supervia terá maior oferta de viagens ao longo dos dias de festejos e também para as madrugadas para os ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz, que também atenderão ao ramal de Deodoro. A Central do Brasil ficará aberta para embarque 24h, enquanto as outras estações apenas para desembarque.

Foto: Reprodução

#Carnaval2024 #MarquesdeSapucai #seguranca #transporte #mobilidade