Hospital católico nega colocação de DIU em paciente e divide opiniões

Na última terça-feira (23), um depoimento publicado na rede social X (antigo Twitter), moveu opiniões visto que a paciente Leonor Macedo, de 41 anos, tentou colocar um DIU (método contraceptivo) no Hospital São Camilo, em São Paulo e recebeu como resposta que esse procedimento vai contra os valores religiosos da instituição e não poderia ser realizado. Em seguida, o hospital católico respondeu nas próprias redes reafirmando que esses métodos contraceptivos não podem ser realizados em homens ou mulheres a menos que envolvam riscos à manutenção da vida.  

O caso que está repercutindo na internet, divide opiniões de especialistas entre os que afirmam que a resposta do hospital é inconstitucional e os que defendem que a decisão do hospital é válida se o indivíduo não estiver em perigo.  

Entretanto, o Código de Ética da Medicina não é claro. O documento aponta que é vetado ao médico permitir que interesses religiosos de empregadores interfiram no tratamento de pacientes, enquanto ao mesmo tempo, permite que os profissionais recusem atos contrários a sua consciência. 

Foto: CNN Brasil 

#diu #metodoscontraceptivos #saudeereligiao