União cobrará compensação por gastos com tragédia em Maceió

Uma equipe da Advocacia-Geral da União (AGU) encontra-se em Maceió para dialogar com representantes dos poderes estaduais e de instituições sobre as medidas compensatórias destinadas à sociedade e ao meio ambiente em relação à empresa Braskem, decorrentes do afundamento do solo devido à exploração de sal-gema. Conforme a AGU, além das medidas já implementadas pelas entidades envolvidas, a União tomará as ações necessárias para reparar os danos causados ao seu patrimônio e buscará o reembolso dos valores despendidos em resposta à tragédia.

Na terça-feira (12), a reunião ocorreu com representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e Defensoria Pública da União (DPU). Durante o encontro, os órgãos apresentaram uma análise detalhada das cláusulas dos acordos celebrados com a Braskem desde 2019.

Segundo a AGU, a meta neste estágio inicial consiste em compreender todas as medidas já adotadas pelo Poder Público e colaborar com as instituições locais para ampliar a reparação socioambiental e econômica dos afetados.

“Queremos entender os acordos já firmados e, a partir dessa realidade, colaborar para que se tenha uma reparação efetiva e integral dos danos”, afirmou Júnior Fideles, advogado-geral da União. 

Foto: UFAL

#União #Gastos #Mina18 #Maceió

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.