Depois de 250 anos, pesquisador abre cartas escritas para marinheiros franceses

Cartas endereçadas a marinheiros franceses durante um conflito do século 18, que ficaram seladas por mais de 250 anos, foram finalmente desvendadas e analisadas, revelando  fascinantes história  das vidas dos marinheiros e suas famílias. Essas correspondências inéditas proporcionaram uma rara perspectiva, desde mensagens da esposa de um oficial de alta patente até a repreensão de uma mãe idosa por seu filho negligente. Durante a Guerra dos Sete Anos, um conflito entre alianças europeias que encerrou em 1763, a Marinha Real Britânica confiscou essas cartas.

“Eu poderia passar a noite inteira escrevendo para você… Sou sua esposa sempre fiel”, expressou Marie Dubosc ao seu marido, Louis Chamberlain, o primeiro tenente de um navio de guerra francês, em 1758.

Contudo, desconhecida por Marie, o navio de seu marido, o Galatée, havia sido capturado pelos britânicos, conforme revelado por pesquisadores da Universidade de Cambridge. Louis jamais teve a oportunidade de receber a carta, e tristemente, sua esposa veio a falecer no ano seguinte, quase certamente antes de os britânicos libertarem o seu marido.

Foto: Reprodução 

#cartas #250 #britanicos

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.