Nova proposta do ensino médio aumenta carga horária e permite a formação técnica

O deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator do projeto de lei (PL) que prevê novas alterações no ensino médio brasileiro, apresentou neste domingo (10) a proposta que aumenta a carga horária obrigatória e permite a inclusão da formação técnica. O PL amplia de 1.800 para 2.100 horas anuais a carga disciplinar obrigatória e abre a oportunidade de incluir 300 horas para conteúdo de formação técnica. Com a carga horária total de 3.000 horas, as disciplinas eletivas serão diminuídas de 1.200 para 900. 

“O substitutivo aprimora a reforma do ensino médio, oferta ao jovem um ensino conectado com seu projeto de vida e com o mundo do trabalho, e permite que as redes estaduais ofertem um ensino médio plural, amplo e sintonizado com o que se pratica no mundo todo”, afirmou o deputado. 

O Ministério da Educação (MEC) do atual governo tinha a intenção de aumentar para 2.400 horas o conteúdo obrigatório, porém o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) defendeu a continuação das 1.800 horas. Após negociações, foi aceito a ampliação para 2.100, para a inclusão da flexibilização do conteúdo técnico. 

Foto: Gabriel Jabur 

#EnsinoMédio #Proposta #Aumento #CargaHorária #Técnico

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.