Mudanças climáticas podem afetar o nível da água e acabar com praias do Rio em 20 anos
Algumas praias históricas do Rio de Janeiro, como Santa Luzia, Gamboa e Ajuda já desapareceram. Um estudo recente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Climate Impact Lab, alerta que até 2050 praias icônicas como Flamengo, Ipanema e Barra também correm o risco de desaparecer devido ao aumento do nível do mar.
A pesquisa apresenta projeções alarmantes, indicando que o Rio de Janeiro poderá enfrentar um aumento de até 23,84 cm no nível do mar até meados do século e 65,67 cm até 2100. Isso poderia resultar em aproximadamente 7,35% do território carioca sendo coberto pelas águas do mar até o final do século. A análise utilizou imagens de satélite, mareógrafos e modelos do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC para simular três cenários distintos, baseados nas concentrações de gases de efeito estufa.
Considerando o cenário de emissões intermediárias, que é o atual, o estudo prevê um aumento de 21,65 cm no nível do mar até 2050 e 49,98 cm até 2100, ambos superando as médias globais de 18,15 cm e 40,73 cm, respectivamente. O impacto do aumento do nível do mar é uma ameaça real que exige atenção urgente para a mitigação das mudanças climáticas.
Foto: Reprodução
#PraiaRiodeJaneiro #MudancasClimaticas #Pnud #IPCC #Praia