NASA mostra aquecimento da Terra ao longo de décadas

Cortes no uso de combustível fóssil, cultivar florestas e comer menos carne são apenas algumas das ações necessárias nesta década para conter o aquecimento global, que já chegou a 1,5ºC acima das temperaturas pré-industriais. É o que diz um importante relatório da agência de ciência climática da ONU, em 4 de abril de 2022. 

A representação visual dos dados ilustra a distribuição global e a evolução da concentração de dióxido de carbono (CO2) detectada pelo sensor infravermelho atmosférico (Airs) a bordo da espaçonave Aqua, da NASA, ao longo de duas décadas.

Os dados evidenciam um aumento progressivo do dióxido de carbono com o passar do tempo, refletido na transição das cores do mapa, indo de um amarelo claro para tonalidades vermelhas à medida que o tempo avança. Outro aspecto é a variação sazonal do dióxido de carbono no hemisfério norte, influenciada pelo ciclo de crescimento das plantas.

Essa variação sazonal se manifesta como um pulsar de cores, com uma transição para tons mais claros começando em abril/maio de cada ano, seguida por uma mudança para tons vermelhos à medida que o final de cada estação de crescimento dá lugar ao inverno.

Foto: Reprodução 

#Nasa #aquecimento #décadas

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.