Mina 18 de Maceió está com risco de desastre ambiental em área de exploração
A Defesa Civil de Maceió anunciou nesta sexta-feira (01) que a área em torno da mina 18, que foi interrompida sua extração há 5 anos, da empresa Braskem, segundo cientistas, está em risco de colapso e está afundando 2,6 centímetros por hora. A área está em alerta máximo e o deslocamento vertical acumulado no local da mina é de 1,42 metro, afirmou o órgão em nota.
A recomendação da Defesa Civil é que a população não transite no local desocupado até uma nova orientação, durante o tempo em que as medidas de controle e o monitoramento são aplicadas para reduzir ao máximo o perigo.
Em nota, a empresa Braskem afirma estar mobilizada e monitorando a situação da mina 18 e tomando as medidas cabíveis para a minimização do impacto.
“Os dados atuais de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta”, acrescenta a nota.
Foto: Prefeitura de Maceió
#Mina18 #DefesaCivil #Desastre #Brasken